quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Treinamento do Cão de Esporte - Parte III

O treinamento e a competição

O aquecimento
Todo atleta se aquece antes de uma competição de maneira a acionar uma intensa atividade de seu sistema enzimático e de oxigenação (que entrarão em ação para fornecer-lhe a energia de que precisa) e diminuir os tempos de reação da contração muscular.

Para o cão, o aquecimento pode consistir em uma série de alongamentos-flexões seguida de uma brincadeira que tem a vantagem de estimular a motivação do cão ao mesmo tempo que seus músculos. Bem conduzido, esse aquecimento melhora a coordenação neuromuscular do cão, evita estiramentos e contrações e garante um ótimo estado, fisiológico e psicológico, no início da competição

A volta à calma
Após a competição, a volta à calma é um ponto que não deve ser ignorado. Entre outros, ela garante o sucesso das próximas competições. Uma seqüência de exercícios muito leves conserva uma circulação a nível muscular suficiente para a eliminação dos resíduos durante o esforço (ácido láctico, toxinas). Uma leve massagem também aumenta a eliminação das toxinas e acalma o animal. O cão sofre uma fadiga muscular bem menor e conserva um moral melhor para as futuras provas.

O destreinamento
No final da temporada de competição, a interrupção total e bruta do treinamento é fortemente desaconselhada. o animal que interromper assim o treinamento irá perder muito rapidamente o benefício adquirido e ficará mentalmente desestabilizado. Convém diminuir progressivamente as cargas de trabalho, orientando-se a atividade física para uma atividade cada vez mais lúdica.

Recuperação e super-treinamento
Após um período de esforço intenso, como é o caso de uma competição, é natural que o cão passe por um período de fadiga fisiológica. Se esse cão for corretamente alimentado e treinado, seu organismo irá se recuperar desta fadiga e até a sobrecompensará, isto é, durante um curto período após sua completa recuperação, estará em melhor forma do que antes da competição. Esse é o momento ideal para exigir dele um novo esforço intenso.

Se, ao contrário, esse período de tempo não for respeitado e um novo esforço for solicitado durante o período de recuperação, o organismo irá se ver superado, não conseguirá se recuperar normalmente e irá desenvolver uma síndrome de super-treinamento: perda de apetite e de peso, sensibilidade exacerbada e grande cansaço.

Fonte: Enciclopédia do Cão Royal Canin

Nenhum comentário: