domingo, 3 de fevereiro de 2008

Treinamento do Cão de Esporte - Parte I

Parece evidente que um desportista humano deva passar por um treinamento físico específico em relação a disciplina praticada e com seu nível. Se quisermos que o cão seja performante, a situação é exatamente a mesma para o animal em boa saúde e feliz.

Os grandes princípios do treinamento

Treinamento significa "preparação física, técnico-tática, intelectual e moral do atleta através de exercícios físicos". Aplicando-se essa definição ao cão, descrever-se-á uma seqüência de exercícios físicos solicitados pelo proprietário em um clima que conserve um aspecto lúdico para manter a motivação do cão.

Noções de carga de trabalho
É fundamental a noção de carga de trabalho. Essa carga deve ter uma duração e intensidade suficientes para poder qualificar uma atividade física como sendo um treinamento. Essa carga deve aumentar à medida que o desempenho almejado melhora sem por isso tornar-se extenuante ou penosa para o animal, o qual perderia então toda e qualquer motivação.

Características da carga de trabalho
A carga de trabalho deve ser aplicada de maneira gradual, principalmente para o cão principiante (para um animal já bastante treinado pode-se às vezes acelerar algumas etapas), e de modo contínuo (só a regularidade permitirá a eficácia das várias sessões de treinamento).

Ela deve variar de acordo com o tempo, pois é impossível conservar um cão na mesma ocndição de forma o ano todo. Portanto deverá ser feita uma distinção entre períodos de preparação, de competição e de treinamento. A carga de trabalho também deve variar quanto a seu conteúdo. Para uma mesma disciplina serão solicitados vários fatores físicos do cão, como potência, velocidade, resistência e coordenação. Esses fatores requerem várias adaptações do organismo do cão, com um período de recuperação diferente para cada adaptação. Se um fator solicitar o organismo durante a recuperação de um fator diferente, o primeiro não interferirá na recuperação do segundo; ao contrário, o potencializará e esse sistema de cargas alternadas permite ganhos em termos de tempo e desempenho. Por exemplo, durante a recuperação de uma corrida, pode-se pedir ao cão um exercício muito diferente, tal como um exercício de alongamento muscular.

A sucessão das cargas deve seguir uma ordem precisa dentro de uma mesma sessão; de maneira geral, os exercícios de força explosiva, velocidade e coordenação são realizados no início do treinamento, seguidos pelos exercícios cuja eficácia tem por base uma recuperação incompleta e, por último, pelos exercícios de resistência pura.

(Continua)

Fonte: Enciclopédia do Cão Royal Canin

Nenhum comentário: