quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Pista Iniciantes 1 - Dan

A próxima etapa do V Campeonato Carioca se aproxima, e os treinamentos começam a ficar mais intensos. Desta vez, Henrique, como organizador, traz ao Rio o juiz Dan Wrobleski, de São Paulo, para julgar toda a prova, à exceção da pista não-oficial do Iniciantes que será elaborada por Jorge Pais. No intuito de ajudar os competidores a se prepararem melhor para a prova, analisaremos algumas pistas já julgadas por Dan. Estudar pistas anteriores é o melhor método de conhecer o estilo de montagem de pista do juiz, e ajuda a prever o tipo de condução e os exercícios necessários para que se obtenha um bom resultado. Mãos, e patas, à obra!

A primeira pista a ser analisada é da categoria Iniciantes. A pista de hoje parece ter sido utilizada em um Campeonato Paulista no ano de 2006. Não conseguimos os dados de tempo da pista. Confira os comentários por Maria Valladares:


“No geral, não a classifico como uma pista difícil. Basicamente sua única complicação é a seqüência inicial de saltos, à priori um exercício de graus mais avançados. Lembremos também que juízes paulistas costumam reduzir o grau de dificuldade quando julgam no Rio. Não creio que as pistas apresentadas venham a ter um grau de dificuldade tão elevado quanto estas, mas devemos estar preparados para tudo.

Não precisaremos de velocidade. A pista exige, acima de tudo, controle. Será necessário que o condutor atente para o timing de chamada do cão para evitar refugos. É importante também que a dupla domine muito bem as manobras de pivot, ou de back-cross.

O ideal é que o condutor inicie a pista do lado esquerdo do cão. O cão deve ser posto em linha reta com os saltos 1 e 2. O condutor pode querer adiantar-se para até um ponto próximo do salto 2 e chamar o cão. Nessa primeira seqüência de saltos, temos duas opções de condução, sendo que o condutor deve optar pela maneira com a qual sentir-se mais à vontade. A primeira condução exigirá um pivot. Passando do salto 2, o condutor deverá rapidamente realizar um pivot na frente do salto 3. Deve-se atentar para fazer um pivot aberto de modo a não fechar o salto. Cães rápidos, se não chamados ou desatentos, podem avançar para a passarela. Feito o salto 3, chamar o cão, realizar o salto 4 e o túnel 5 naturalmente. A segunda opção envolverá uma manobra de back-cross. É a opção para quem não se garante em correr para realizar o pivot. Porém o cão deverá estar acostumado à realização desta manobra, e responder bem à indicação do condutor para a boca correta do túnel. Após o cão realizar o salto 2, o condutor chama-o para o salto 3, ainda pelo seu lado esquerdo, e realiza o back-cross após o cão saltar o salto 3. É importante empurrar bem o cão para sua frente após o salto 3, para que, após curvar-se, tenha tempo de processar o salto 4 e preparar-se para ele, afim de evitar refugo. Após o cão realizar o salto 4, adiante-se para garantir a indicação da boca correta do túnel.

Feito o túnel, chamar bem o cão para evitar que direcione-se para o salto 4. Os saltos 6 e 7 não oferecem problemas, à menos que você não chame o cão e ele vá direto para o salto 1. A passarela não oferece problemas também, mas deve-se atentar para o túnel 9. Alguns cães podem entrar pela boca errada do túnel caso o condutor permaneça ao seu lado esquerdo. Se você sentir firmeza na resposta de seu cão, faça a passarela normalmente por seu lado esquerdo. Caso o condutor prefira posicionar-se à direita do cão para fechar o caminho para a boca errada do túnel, deverá realizar um pivot antes ou depois da passarela.

O fim da pista não apresenta problemas maiores. A forma mais simples de concluí-la é permanecer ao lado direito do cão, após o túnel 9. Realizar o salto em distância, o salto 11, o 12 e o 13, e fazer um pivot antes do salto 14. Chamar bem o cão durante a casa, para evitar que refugue por fora o salto 16. Quem não conseguir realizar o pivot antes do salto 14, deverá realizar um blind-cross ou um back-cross antes da casa. Ou, se for corredor de maratona, contornar pela direita a casa e os últimos saltos!”

No próximo post comentaremos uma pista mais complicada de Iniciantes.

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