quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Treinamento do Cão de Esporte - Parte II

Os métodos de treinamento

Treinamento da força muscular
Durante esforços muito intensos e muito curtos seguidos por períodos breves de recuperação é possível aumentar o trabalho e a força muscular sem aumentar o consumo de oxigênio ou acionar um processo de catabolismo anaeróbio (fermentação láctica). É o princípio de todos os exercícios de força pura, sendo o melhor exemplo o weight pulling (competição de tração de cargas numa disância curta).

Treinamento da potência anaeróbia
A potência anaeróbia permite um trabalho muscular intenso na ausência de oxigênio, sendo esse o caso de uma corrida rápida (Agility). Na prática, para desenvolver essa potência, alternam-se os exercícios intensos muito curtos (de até um minuto) e os períodos de recuperação (dois a quatro minutos). Esse tipo de treinamento é muito extenuante para o animal, física- e psicologicamente. Só deve ser considerado pouco antes do período de competição.

Treinamento da potência aeróbia
A potência aeróbia envolve os esforços longos que requerem uma melhoria do transporte e da utilização do oxigênio. É o tipo de esforço solicitado aos cães corredores e aos cães de trenós. Para isso, preconiza-se a corrida contínua de longa duração, em uma velocidade moderada, ou a sucessão de pequenas curvas em uma velocidade um pouco mais rápida (três a cinco minutos), seguida por um período de exercício leve (caminhada ou trote).

A divisão dos diferentes tipos de treinamento deverá ser feita em função do tipo de disciplina praticado, sendo a experiência e a escuta do cão os melhores indicadores da eficácia do treinamento.

(Continua)

Fonte: Enciclopédia do Cão Royal Canin

Nenhum comentário: