domingo, 20 de janeiro de 2008

Edital

Hoje não foi a primeira vez que tive a sensação. Lá pelo fim da tarde eu assistia à 5º Etapa do Campeonato Mundial de Hipismo no ESPN quando, pela segunda vez, tive aquele "feeling". O que mais chamou minha atenção não foi a performance dos cavalos ou dos "condutores", e sim a locução. Não entendo muito - nada, na verdade - de Hipismo, mas o locutor dava a entender que um dia já fora competidor, ou o ainda é. Seu olhar técnico de cada lance, cada estilo de "condução", cada jogada técnica, mostrava que seu entendimento do esporte não era pouco. Além dos comentários sobre as passagens em pista ao vivo, o tal locutor traçava o perfil dos cavalos, citando país de origem, idade, experiência, conformação, pontos fortes e pontos fracos e, o mais impressionante, a linhagem. Ao entrar em pista, o cavalo tinha todo seu "pedigree" traçado. Sensacional.

Eu não vou às competições de Agility somente para conduzir meu cão. Mais que isso, analiso cada dupla e seu estilo de condução, os erros, os acertos, os tempos, as velocidades, os pivots, os back e blind crosses, coisa que a maioria dos competidores não observa. Percebo o tipo de formulação de pistas que cada juíz segue, e seu perfil de julgamento, de modo que, ao me inscrever em uma prova, sei o que vou encontrar pelo juíz anunciado. Comparo tipos físicos dos cães, raças, filiação. Analiso intrinsecamente cada pixel da prova.


Talvez o olhar crítico esteja relacionado à vontade de um dia alcançar o Grau III, de julgar, de ter um centro de treinamento, e de criar cães atletas. Ajudou muito também o fato de eu ser repórter, posto em que obrigo-me a prestar atenção nas passagens para conseguir boas fotos. Fato é que, à excessão de um condutor - Bruno Perez, quem parece também apreciar mais conversas técnicas que fofocas - raramento encontro quem queira debater com tal profundidade o Agility. Para quem quer fazer locução e não há um posto para tanto, cria-se a idéia de fundar um jornal de esportes. Uma pequena coluna sobre o Agility e seus bastidores. Que nasça o Authletica!

Um comentário:

Fabiano Estigarribia disse...

Acredito que quanto mais pontos de discussão e divulgação do esporte tivermos mais e melhor vai ser nosso Agility. Da minha parte prefiro sempre discutir a técnica dentro de pista do que fofocar sobre a vida alheia.

Grande abraço parabéns pelo espaço.

Fabiano Estigarribia